Re: [Cascavel-pm] Quais os melhores módulos/programas para encriptar e compilar scripts?

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Terça Janeiro 25 11:39:58 PST 2005

> Oies, JG. Zuzu legal.
Champs... a festa tá legal pelo jeito 8-)

> "Compilar" aqui não parece ser uma expressão do mundo da computação.
> JG, por favor explique-se.
>
> Você está querendo transformar um script perl em executável?
> Por que um módulo faria isso? Não é o trabalho do compilador?
JG tenho testado algumas alternativas para transformar o código Perl em executável, o meu foco é Win32, e todas utilizam o mesmo principio de colocar o seu código Perl dentro de um arquivo executável que conterá (invariávelmente) o interpretador do Perl, os binários dos módulos, os códigos dos módulos, e o que mais for necessário.

Isto fica muito claro no TinnyPerl (http://tinyperl.sourceforge.net/) que eu acredito estar descontinuado e no PAR (http://par.perl.org/index.cgi) - o repositório do PAR já foi comentado em email anterior, dê uma olhada se você tiver interesse.

Dos dois, utilize o PAR, pois além dele estar ativo, também não apresentou problema que encontrei no TinnyPerl (tipo suporte a thread).

Em ambos os produtos, o acesso ao código é simples, basta utilizar o Winzip ( ou qualquer outro descompactador estilo ZIP), ou seja, a única coisa que acontece aqui é a mobilidade de levar o código para qualquer máquina, mesmo não tendo o Perl instalado, e não aquele esquema que ocorre com os programas em C, VB, Delphi, etc., onde o código legível para os alguns humanos é transformado em códigos binário, ilegível para a maioria dos humanos.

Já o Per2Exe e Perl Dev (ActiveState) fazem o mesmo que o PAR e o TinyPerl, mas aí eles "codificam" os códigos Perl de uma maneira legível apenas para a empresa do produto, ou algum hacker.  Estes cara são pagos, mas tirando a "codificação", funcionam do mesmo jeito do PAR e TinyPerl.

> Eu gosto do ACME::Buffy.

Cara, o ACME::Buffy realmente é uma brincadeira... um coisa lírica e que pode não funcionar com muitos módulos. Todos os módulos que eu preciso utilizar não funciona com este cara, também não parei para pesquisar o motivo.

Solli M. Honorio