[SP-pm] Atual momento da linguagem Perl no Brasil

Hernan Lopes hernanlopes at gmail.com
Thu Jan 26 21:33:33 PST 2017

Perl no brasil para ser funcionário provavelmente acabou ou está mais perto
do fim do que nunca. Infelizmente. Ou felizmente pra alguns que odeiam perl
=p
Todos nós que trabalhamos com perl entendemos o potencial da linguagem, mas
infelizmente a maioria das empresas não apóia. Falta mão de obra
qualificada, pra qualquer linguagem, mas já vi muito gerente sofrer por
conta disso... assumir a bucha toda pq o projeto é perl... se fosse outra
linguagem seria fácil contratar/delegar mão de obra.
Muitas empresas talvez até usem perl sem saber... ex linux/unix... Mas perl
quase ninguem conhece, ninguem quer saber. Lembra uns anos atrás quando
quase ninguem usava linux? Muita gente achava coisa de "nerd" ou
"complicado".. afinal existe o windows.. quem precisa de linxu???? Hoje em
dia muitas dessas pessoas se tornaram empreendedores pq conheciam. A coisa
de "nerd" caiu por terra... hoje quem falava isso atualmente está
"conectado/online". Talvez perl esteja passando por um momento similar no
brasil. Percebo o mesmo fato em outras ocasiões.. exemplo o i3 (window
manager) já vi pessoas (windows) falando mal pq não conheciam.. dai alguem
parou e explicou e hoje em dia os caras só usam i3.
Por mais que empresas ou eu gostem da linguagem e eu inclusive trabalho com
ela, não vejo o mercado atual no brasil com bons olhos. Se for projeto solo
ou com poucas pessoas qualificadas com certeza perl é a liguagem que não
vai deixar a equipe ficar pra tras... mas no geral :(((
Se ocorrer de eu mudar de emprego com certeza vou ver outra alternativa...
afinal não tem oferta perl (no BR).
Atualmente estou no meu ultimo emprego perl ... o próximo só deus sabe..
espero continuar <3