[SP-pm] Atual momento da linguagem Perl no Brasil

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Thu Jan 26 05:34:53 PST 2017

Acho que o Brasil nunca foi realmente um país com interesse em Perl.

Já escutei diversas "críticas" por usar a linguagem em detrimento de
outras (como Java). Geralmente o argumento cai por terra quando você
entrega algo rápido, algo problemático de se fazer com Java.

Isso é mais cultural que outra coisa... o mercado brasileiro gosta de
"enlatados" e gestores definem soluções baseadas em experiências de
colegas e/ou "presentinhos" de empresas que vendem soluções. Assim
caminha a humanidade por esses lados.

Mas essa é minha experiência... no começo de carreira comecei a
trabalhar com "software empresarial", e apesar de alguns ensaios fora do
meio, eu praticamente estou nesse campo minha carreira toda. Ninguém
gosta de apostar muito nesse campo.

Então, encontrar alguma vaga de "programador" Perl é muito raro no
Brasil... geralmente Perl faz parte de outros requisitos.

Perl perdeu bastante espaço para outras linguagens como Python e Ruby
por conta da má fama de "código read-only"... e isso ainda permanece com
programadores profissionais que encontro por aí.

A demora em sair o Perl6 também pode ser um fator... eu mesmo ainda não
dediquei tempo a ver como anda essa especificação, mas parece interessante.

Não acho que Ruby on Rails seja superior, pelo contrário, o desempenho é
muito criticado. Mas pouca gente já ouviu falar de Catalyst, por
exemplo. Então a maioria das aplicações web ficam divididas em J2EE e .Net.

Em resumo: procure aprender o que você julgar interessante, mas como
todos nós temos que pagar as contas, então você vai ter que achar um
meio termo. Eu mesmo comecei a estudar Python, continuo usando Perl (que
já me livrou de várias enrascadas!) e continuo tentando achar um tempo
para aprender Erlang!

Abraço,

Alceu