[SP-pm] Distribuir código Perl

Alceu R. de Freitas Jr. glasswalk3r at yahoo.com.br
Fri Jun 19 13:38:53 PDT 2015

Java pode ser melhor "integrado" ao sistema operacional através de JNI... da mesma forma que Perl ou Python.
Eu particularmente não gosto de Java, mas pela linguagem em si. A coisa fica MUITO mais palatável se for utilizada uma IDE, mas se você tirar isso a coisa fica preta.
Bem ou mal, a maioria dos sistemas operacionais possuem um JVM atualizado (ou pelo menos deveria) enquanto o mesmo não acontece com Python ou mesmo Perl em distribuições mais antigas de Linux (eu mesmo tenho que lidar com "velharias" como Python 2.4 ou Perl 5.8). Não que isso não pudesse (tecnicamente) ser feito também para as últimas duas linguagens, mas simplesmente não é (pelo menos para distribuições mais "enterprise" derivadas do RedHat, onde os upgrades demoram muito mais para ocorrer).

Java possui também o webstart, algo que conceitualmente acho bastante interessante (mas nunca vi na prática). Para Perl existe algo parecido, mas como é baseado no PAR, existe as mesmas limitações aplicadas.
Acho que para seu caso o Perlbrew (ou ou "filhote" dele, não lembro o nome agora) vão lhe atender melhor... você instala a versão do Perl que precisar, com os módulos que precisa, compacta tudo e depois faz o inverso nos seus servidores sem compiladores. Para mim está funcionando bem e, além do óbvio, eu ainda consigo instalar coisas adicionais (como openSSL, DBD::Oracle) sem interferir no Perl "system wide".
Abraço,
Alceu