[SP-pm] Resumo do Evento Técnico

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sat Jan 31 04:05:53 PST 2015

Em 31 de janeiro de 2015 00:55, Kojo <rbsnkjmr em gmail.com> escreveu:

> Em 30 de janeiro de 2015 01:58, Solli Honorio <shonorio em gmail.com>
> escreveu:

[ ... ]

> No documento que o Blabos mandou, as vantagens citadas são "visibility,
> reliability, and scalability". A primeira é a menos importante, a segunda é
> bem interessante e a terceira, basicamente é que traz grandes benefícios
> aos poucos. Quem são esses poucos? Facebook, Twitter, Google, Youtube,
> Buscapé, Globo.com, mais umas centenas ou alguns poucos milhares de
> serviços que concentram "todo mundo". Para eles a bolacha stateless faz a
> diferença.

Permita-me corrigir uma coisa em minha colocação inicial...

Minha proposta foi de que poderíamos formar um grupo para estudar e
produzir algum material relevante sobre Rest e Perl, com a premissa de que
as pessoas que participariam entendem Rest não apenas como uma proposta
para o desenvolvimento de software relevante, mas que talvez seja a melhor
arquitetura disponível na atualidade, e que a importância de implementação
de serviços Rest cresce exponencialmente com a demanda por clientes não-PC
e, mesmo no PC, cresce com a adoção de aplicações ricas, onde o principal
player é o AngularJS, explicando melhor: Internet das Coisas, Mobile e SPA
dependem de bons designers para seu sucesso e esses bons designers, em se
tratando de Rest, ainda são raros na maioria das empresas.

[ ... ]

--
Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant