[SP-pm] Vamos agitar este grupo !!!

Ricardo Stock ricardostock at bol.com.br
Wed Dec 10 05:08:08 PST 2014

É interessante que aqui nas listas algumas pessoas realmente vivem de Perl. Outras tem o Perl como “linguagem cult”. Mas a impressão que tinha, e tive até segundo encontro que fui em Taubaté, era que o Perl era uma linguagem de hacker para malucos. Lembro de uma reportagem que vi sobre o Solli e Éden sobre “hackers do bem”. Ou seja uma linguagem enfadonha cheia de códigos bizarros sendo a tradução do código fonte para código alienígena, e ainda é isso que escuto de muitas pessoas quando falo do Perl. Perl é PHP. Sério eu escuto isso. Perl não é comercial, mas deveria ser.

Hoje eu tenho contato com algumas pessoas da lista, fora da lista, a maioria via facebook, e acho isso muito importante, pois vemos que as pessoas de fora são como nós e isso que demos passar sobre o Perl.

Depois de Taubaté, comecei conhecer melhor e a ver que as pessoas que programam em Perl, são como eu, pessoas normais e é isso que devemos passar para as pessoas de fora. Perl é Perl. Acho interessante sim fazermos eventos com mais frequência, e não voltados apenas para programadores ou estudantes da área, pois infelizmente a maioria dos estudantes usa o que esta na moda.

Também não devemos esquecer que o que funciona deve ser mantido e melhorado, mas não riducularizado. Eu uso CGI para printar na web e ponto final. Por baixo disso eu uso várias coisas. Mas tudo é Perl. Não tenho tempo para a curva necessária para implementar de outra forma. Mas funciona e não para. Se fosse assim não se aprenderia mais C ou Assembler.

O que eu acho que falta, e aqui vai minha dica, são eventos voltados para a comunidade empresarial, mostrar que desenvolvemos produtos de qualidade e vantajosos comercialmente para serem implementados nas mais diversas áreas. Ou seja deveríamos criar eventos comerciais e não apenas técnicos. Com soluções para empresários, das mais diversas áreas.

Fica aqui um desafio, como criar um evento, divulgar e chamar a comunidade empresarial para conhecer soluções feitas em Perl. Todos nós temos sistemas rodando. Acho que deveríamos criar uma lista dos programas/sistemas que temos disponíveis, ver as áreas que podemos abranger e criar um workshop, um evento, uma barraca na feira ou no camelódromo sei lá, mas  convidando empresários para conhecer produtos feitos em Perl. Se não pensarmos assim o Perl continuará a ser uma linguagem não voltada comercialmente.

Claro lembrar também que a lista é para ajudar, ou seja se não tem um sistema, um produto ajude a divulgar, VOCÊ poderá ser contratado para ajudar na implementação, lembre-se disso!

Acho que um encontro para discutirmos o assunto seria uma boa, logo no começo do ano. Não em bar para beber, mas em um local para falamos sobre o assunto. Também deveríamos juntas nossas forças para divulgar o Perl. Criar uma comunidade empresarial sobre Perl com produtos, soluções e consultores dispostos a trabalhar com Perl.

Vai aqui meus míseros comentários. To disposto a ajudar.

PS: Vivo de Perl (exclusivamente)

Ricardo Stock
www.stocksistemas.com.br