[SP-pm] [OT] Ajuda em estatística para uma tese de doutorado

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Tue Jul 15 05:15:51 PDT 2014

Solli,

Não sou estatístico. Não sou matemático. Só faço uso de estatítisca de
forma aplicada (em informática) e em meus próprios trabalhos.

Entendo que a questão não é só de tamanho, o mais difícil está em fazer com
que sua amostra seja indicial para o total da população. Ex, se a população
total contempla mais pessoas entre 60 e 80 anos, mas sua amostra concentra
pessoas na faixa de 40 a 60 por terem mais facilidade para participar da
pesquisa? E a idade seja um fator contaminante para o resultado? Você teria
um problema metodológico grave.

Um outro fator complicador é que muitos métodos funcionam com estatística
gaussiana e é preciso verificar se não deve usar estatística robusta para
sua população. Meu chute é que coisas como renda ou idade, normalmente
disponíveis em dados oficiais, dificilmente terão uma distribuição
gaussiana numa fila de transplantes… E requereriam, portanto, estatística
robusta até para calcular outliers… IQR seria usado em lugar de standard
deviation.

Qual a possibilidade de dispor de dados sobre a população como um todo para
a realização de cálculos estatísticos preliminares? Essa análise poderia
ser realizada sobre os dados da população devidamente sanitizado
(anonimizados) e, portanto, não precisariam de autorização individual para
serem feitos.

Abraços,

Em 14 de julho de 2014 20:16, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> escreveu:

> Pessoal,
>
> Sei que aqui é um grupo de programação, mas como temos perfis bem
> heterogêneo estou apelando para o grupo na esperança de encontrar ajuda.
>
> A minha esposa está fazendo doutorado em Serviço Social com a população em
> fila de espera para transplante de rim (o tamanho da fila é de 10.700
> paciente no estado de São Paulo).
>
> O problema no qual preciso de ajuda é com a determinação e justificativa
> do tamanho da amostragem para o trabalho.
>
> Preciso justificar de maneira cientifica (com referências e os devidos
> [...]

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998