[SP-pm] Site SPPM::Web

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Fri Jun 6 12:36:09 PDT 2014

Pessoas,

para quem não sabe, estou hospedando o site da http://sao-paulo.pm.org/

não tenho nenhum problema com isso, é apenas para vocês saberem quem chamar
se ele sair do ar.

Aproveito este e-mail para contar que comecei um site novo, pois o código
do antigo, não é ruim, porém, não está feito para o objetivo que tenho.

Algum tempo atras, eu e mais a São Paulo.pm criamos o
https://github.com/sppm/equinocio

Esse era pra ser o repositório central com todos as paginas e equinocios do
ssppm.
O conteudo está lá, centralizado, em um formato relativamente padronizado
(.md, .pod e .org)
Porém, para renderizar isso, precisamos do Pendant
https://github.com/edenc/Pendant

O Pendant por sua vez, não está maturo, e o seu código é muito mais baixo
nível em relação ao Catalyst, pois ele funciona conversando diretamente com
o Plack, ou seja, ele é o próprio framework.

Com isso, eu resolvi criar um novo branch dentro do repositório chamado
"beta"

https://github.com/sppm/SPPM-Web/tree/beta

No momento, a cara da home está assim:

http://i.imgur.com/Il5V7aW.png

Todo commit é testado no https://travis-ci.org/sppm/SPPM-Web/branches
 (thanks to Thiago Rondon)

No momento, o site apenas contém algumas das páginas e nenhum equinocio ou
artigo,

.----------------------------------------------------------------------------.
| Catalyst::Plugin::Assets  0.036
 |
| Catalyst::Plugin::ConfigLoader  0.32
  |
| Catalyst::Plugin::Unicode::Encoding  2.1

'----------------------------------------------------------------------------'

[debug] Loaded Request Data Handlers:
.----------------------------------------------------------------------------.
| application/json
  |
| application/x-www-form-urlencoded

'----------------------------------------------------------------------------'

[debug] Loaded dispatcher "Catalyst::Dispatcher"
[debug] Loaded engine "Catalyst::Engine"
[debug] Found home "/projetos/SPPM-Web/web"
[debug] Loaded Config "/projetos/SPPM-Web/web/sppm_web.conf"
[debug] Loaded Config "/projetos/SPPM-Web/web/sppm_web_local.conf"
[debug] Loaded components:
.-----------------------------------------------------------------+----------.
| Class                                                           | Type

+-----------------------------------------------------------------+----------+
| SPPM::Web::Controller::Pages                                    |
instance |
| SPPM::Web::Controller::Redirects                                |
instance |
| SPPM::Web::Controller::Root                                     |
instance |
| SPPM::Web::View::HTML                                           |
instance |
'-----------------------------------------------------------------+----------'

[debug] Loaded Private actions:
.----------------------+--------------------------------------+--------------.

+----------------------+--------------------------------------+--------------+
| /default             | SPPM::Web::Controller::Root          | default
 |
| /end                 | SPPM::Web::Controller::Root          | end
 |
| /index               | SPPM::Web::Controller::Root          | index
 |
| /root                | SPPM::Web::Controller::Root          | root
  |
| /pages/base          | SPPM::Web::Controller::Pages         | base
  |
| /pages/show          | SPPM::Web::Controller::Pages         | show
  |
| /pages/object        | SPPM::Web::Controller::Pages         | object

| /redirects/test_red- | SPPM::Web::Controller::Redirects     |
test_redire- |
| irect                |                                      | ct

'----------------------+--------------------------------------+--------------'

[debug] Loaded Path actions:
.-------------------------------------+--------------------------------------.

+-------------------------------------+--------------------------------------+

| /...                                | /default

'-------------------------------------+--------------------------------------'

[debug] Loaded Chained actions:
.-------------------------------------+--------------------------------------.

+-------------------------------------+--------------------------------------+
| /pagina/*                           | /root (0)
 |
|                                     | -> /pages/base (0)
  |
|                                     | -> /pages/object (1)
  |
|                                     | => /pages/show

'-------------------------------------+--------------------------------------'

[info] SPPM::Web powered by Catalyst 5.90051

Minha ideia é criar um .pl para importar os artigos e equinócios existentes
para dentro de um banco de dados (no momento, escolhi PostgreSQL, não vejo
problema nisso)

e depois de importar, criar as páginas para eles.

----- Ai alguem pode perguntar, "mas cron, porque você importaria os
arquivos para o banco de dados?"

Simples,
assim posso criar uma área no admin onde os donos dos artigos podem editar,
criando revisões, e etc de cada artigo dele.

Isso também vai ajudar no equinocio, onde cada pessoa poderia incluir o seu
texto, ANTES DO DIA, e isso ficaria lá, aguardando o dia para ser publicado.

A skin do site está bem simples, com cores ruins talvez, mas utilizando o
mais puro e basico CSS do boostrap 3. Isso, apenas a parte do CSS. Não acho
necessário a utilização dos "Components" dele, nem nenhum javascript por
hora (exceto algumas páginas, tipo a do IRC que inclui um Flash para
conectar online)

Se alguém quiser no momento, ir mudando o CSS, você pode começar criando
uma nova versão do
https://github.com/sppm/SPPM-Web/blob/beta/web/root/static/css/site-green.css

assim, podemos ter vários layouts com o mesmo HTML.

Sugiro apenas, que continue com o mesmo pensamento, que é não utilizar 40
imagens pra deixar a borda das coisas com sombra (vai que alguém acha que
estamos em 2006 ainda)

--
Saravá,
Renato CRON