[SP-pm] ESX - Cervejaria Nacional

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon May 19 11:48:04 PDT 2014

Em 19 de maio de 2014 15:07, Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm> escreveu:

> Leonardo,
>
> Entendo que, para você, seja a mesma iniciativa ainda em andamento.

Eu só posso falar pelas conversas que eu tive e, neste caso, apenas estou
tocando a mesma conversa, procurando formas de construir o que vislumbrei
quando da organização da YAPC::Brasil.

 Acho que faria diferença, para mim e para muita gente, se alguém que
> estiver puxando essa iniciativa atual tiver a paciência e boa-vontade de
> explicar, pro grupo:
>
> * O que essa iniciativa tem, de diferente das anteriores, à seu favor?

Eu não sei e não mantenho qualquer registro das ideias que circulam pela
comunidade Perl brasileira ou qualquer comunidade Perl.

> Ou se for a mesma coisa, então o que mudou no cenário para que agora ela
> tenha mais chances?

Mudou apenas que estamos (eu estou) mais ciente da dificuldade de obter
tração na comunidade para realizar algo abrangente e compreensivo, que o
que podemos fazer é realizar algo restrito, com poucos fundadores.

 * Se essa entidade se materializar, qual é a dor atual que será resolvida,
> ou qual é a novidade que ela trará, que é importante para a nossa
> comunidade?

Uma das coisas que talvez tenha mudado é que as pessoas que tem disposição
para fundar a entidade compreendem que essa entidade não seria uma
derivação da comunidade, entendem que haveria uma intersecção entre a
comunidade e a associação, mas que essa relação não seria nem biunívoca e
nem unívoca.

>  * O que houve com a SPB, Sociedade Perl do Brasil?
> http://www.linkedin.com/groups?gid=1043507. Alguém que tenha participado
> poderia trazer um relato pro grupo? Será que não sai dali nenhuma lição
> aprendida?

Nunca ouvi falar que alguém tenha criado uma associação. Até onde entendo é
um site e um grupo no LinkedIn. Se tem algo mais, se tem uma associação ou
uma fundação, eu não percebo sua atuação hoje e me pergunto se há algum
motivo para ressucitá-la aqui, já que não parece haver nenhum daqueles
envolvidos interessados em estabelecer uma nova associação. Podem haver
inúmeras associações concorrentes.

 Por fim, apesar de não acreditar que é de uma entidade que a gente
> precisa, eu estou na torcida para que ela se materialize e que a gente
> deixe logo essa questão para trás, e tenha novos problemas pra resolver...
>
> Acredito que a única mudança é que teremos um CNPJ e mais administrivia ao
> redor disso, mas ficaria muito, mas muito feliz de descobrir que estou
> errado.

Sim, tudo que estamos buscando é o estabelecimento de uma personalidade
jurídica, nada mais… então se esse objetivo for alcançado teremos tido
sucesso!

Os motivos pelos quais dispor de uma personalidade jurídica podem ser
interessantes? Pode:

   - ser uma editora com registro na Biblioteca Nacional, emissão de ISBN e
   ISSN, com eventual depósito de publicações para a posteridade.
   - ser uma produtora de eventos, com NF disponível para empresas que
   desejam patrocinar ou enviar funcionários para o evento;
   - ter uma conta bancária, ainda que não possa contrair empréstimos, onde
   pode receber doações e inscrições de eventos;
   - assinar contratos com outras pessoas;
   - deter o copyright e receber recursos para desenvolver projetos de
   interesse da comunidade;
   - submeter pedido de reconhecimento como Oscip em 2 anos;
   - submeter projetos a agências de fomento para inovação tecnológica e
   pesquisa aplicada;

Enfim, eu realmente gostaria de de saber quais pessoas estão realmente
interessadas em fazer acontecer e iniciar a confecção de um documento com
esse pessoal, no qual —lição aprendida— não temos a obrigação de atender a
todos os interesses difusos da comunidade perl —podem criar outras
associações para outros interesses, pois os que eu estou disposto a
investir meu tempo são os que estão listados acima, que são os mesmos
identificados durante a organização dos últimos YAPC…

Abraço,

> [...]
> Fazendo independente provavelmente conseguimos as cinco pessoas para
> elaborar um estatuto e fundar a organização na YAPC::Brasil, com uma sessão
> (palestra) reservada, quem quiser, entra já na primeira ata.
>

> Abs!
> -Thiago Rondon

>  =begin disclaimer
> SaoPaulo-pm mailing list: SaoPaulo-pm em pm.org
> L<http://mail.pm.org/mailman/listinfo/saopaulo-pm>

> Nuba R. Princigalli nuba em pauleira.com http://pauleira.com @nprincigalli
> Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King Crimson

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998