[SP-pm] ESX - Cervejaria Nacional

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Sun May 18 23:52:17 PDT 2014

É como o Fernando disse. Deja-vu total. Na esperança de evitar mais uma
repetição, e de tentar aprender com os erros anteriores, comento sobre
o que rolou quando essa discussão surgiu pela primeira vez (para mim)
em 2010-2011, e como a coisa também não se desenrolou...

A falta de um CNPJ próprio é inconveniente em diversas situações, mas
nunca foi um impeditivo. Especialmente não para a nossa turma, cheia de
sevirol e capacidade de encontrar hacks e workarounds.

Quando foi preciso um CNPJ para aceitar pagamentos no YAPC::Brasil, o
Thiago Rondon sempre esteve à postos com a Aware, e deu tudo certo.

Quando se discutiu a necessidade de termos uma entidade pública, sem
fins lucrativos, eu estava à postos com o Instituto Aviva, iniciativa
do meu pai, que atua com projetos culturais, em Belo Horizonte, MG.

Ofereci até a alteração do nosso estatuto, para incluir "atuação na
comunidade brasileira de software livre" como um dos objetivos do
Instituto Aviva. Isso permitira criarmos um fundo só pras nossas
iniciativas, com seus próprios objetivos, gestores, conta corrente e
prestação de contas independente das outras ações do Instituto Aviva.

As empresas brasileiras amigas do Perl poderiam doar direto para o
fundo, e a gente teria facilidade em usar esse dinheiro, desde que o
uso estivesse alinhado com os objetivos do fundo, que a princípio
seriam a realização dos nossos eventos e a oferta de bolsas, para
membros da comunidade trabalharem em projetos de interesse de todo o
grupo.

A referência era o que a YAPC Foundation faz lá fora: A comunidade
faria o show acontecer, e o Instituto Aviva faria o dinheiro chegar
onde necessário, absorvendo o overhead contábil e administrativo.

Não houve interesse, e depois de um tempo, também parei de insistir...
Ao invés disso, rolou um intenso e prolongado ciclo de discussões sobre
a nossa futura entidade, formalizada, com membros fundadores, estatuto
baseado no Garoa Hacker Club, etc... O processo na época estava sendo
conduzido pelo Leonardo Ruoso, e o Eden Cardim assumiu a liderança
desse projeto pouco depois depois de sair da organização do
YAPC::Brasil 2011 (seria em SP, acabou sendo pro Rio). E a coisa ficou
mais ou menos encaminhada, pendente apenas nos reunirmos
presencialmente, para acertar os detalhes, em alguma data e local a
serem definidos futuramente, quando o YAPC::Brasil estivesse mais
próximo...

No final, o tempo passou, e a discussão esfriou, mais uma vez.

Seria muito legal ver o ciclo se romper e algo diferente acontecer.

Abraço,

Nuba