[SP-pm] Mais uma gafe de TI

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Thu Nov 14 00:28:20 PST 2013

Em 14-11-2013 01:27, Nuba Princigalli escreveu:

> sim, várias vezes.
>
> uso pessoal, em pequena escala: linode volta e meia melhora os planos e
> repassa pros clientes: dobro de memoria, dobro de disco, etc...
>
> larga escala: na VTEX gasta-se muito com AWS (USD 200k+/mo), e volta e
> meia rola redução no custo de alguma coisa, seja na instancia X do tipo
> Y, no storage W na zona Z, etc... ao contrário do linode (combo bem
> definido em um custo mensal), nem sempre é algo muito visível (pelos
> centavos fracionados do utility computing) mas pela escala, a gente
> percebe. e é um pouco mais raro, mas cortes dramáticos como
> [...]

Bom saber até porque a tendência é houver disputa de mercado. Mas acho
que o modelo de cobrança do AWS é um pouco diferente do que estou
comentando.

Neste caso, além da infraestrutura, alguém tem que gerenciar a aplicação
para você. Sobra para o administrador da empresa contratante tarefas
como cadastro de dados e atividades mais simples que não requerem tanto
conhecimento em TI.

Além da infraestrutura, existe uma cobrança mensal de licenças para
número de usuários, então não é só o custo por mais CPU ou disco quando
sua sazonalidade demanda mais acessos.

[]'s
Alceu