[SP-pm] Mais uma gafe de TI

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Wed Nov 13 12:33:44 PST 2013

Cloud Computing é o hype mais sexy do momento! Todo diretor/gerente quer
pendurar a plaquinha "powered by cloud" no pescoço.

Tem indústria farmacêutica migrando de aplicações CRM locais cheias de
customizações para aplicações na nuvem (leia "Sales Force pé-de-boi",
sem customizações praticamente) mas nenhuma delas efetivamente precisa
de elasticidade (que considero um dos pontos realmente inovadores de
cloud computing). Se eles começam o ano fiscal com 10 usuários,
provavelmente vão terminar com 10 usuários.

Somado no papel, aplicações in-house tem custo inicial maior para
aquisição, mas com o passar do tempo elas se pagam. Alguém aí já viu
redução de mensalidade para aplicações em nuvem?

Então... o que mesmo essas empresas estão ganhando com isso? Nem vou
citar os anos de desenvolvimento para ter suas customizações e que serão
jogados na lata do lixo ao migrar de plataforma.