[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 110, Issue 9

Leonardo Pacheco lpacheco at estantevirtual.com.br
Fri Nov 8 13:39:49 PST 2013

Cabe separar objetivo de meio também.

Objetivo de TI é viabilizar o negócio.
Na evolução da área percebeu-se que algumas práticas melhoram a qualidade do produto e reduzem o custo de manutenção, então procura-se segui-las para manter o negócio funcionando.

Quando você ainda não tem um negócio, ou está tentando aumentar ele, tempo pode ser um fator crítico para viabilizá-lo. É o tal custo de oportunidade.
Daí, se as tais boas práticas impedirem a entrega no prazo necessário, as boas práticas tem que ceder espaço para a realidade.
(Claro que *necessário* é diferente de *desejado*. Mas essa é outra discussão longa.)

Eu já trabalhei em um empresa de 15 pessoas que vendeu para uma das atuais grandes operadoras de telefonia um serviço de Help Desk 24x7 com mais de meia dúzia de pessoas disponíveis em todos os turnos e um sistema de gestão de chamados. Nada existia. Em um mês os recursos foram contratados e quando o sistema foi entregue ele não passava de um CRUD muito pé quebrado. Eu não estava na equipe e olhei para aquilo com desdém pela falta de ética. Cada semana o sistema crescia um pouquinho, melhorava um pouquinho, relatórios manuais eram automatizados, a interface web virou Dynamic HTML (lembram? dá uma idéia de a quanto tempo foi), ganhou um gerador de relatórios customizados ainda no primeiro ano, e por aí foi. O código era ASP e acho que nunca chegou a ser polido para ser objeto de admiração por ninguém, mas atendia.

Ainda acompanhei a ferramenta até a segunda versão, alguns anos depois e ela ainda tinha bugs nojentos, mas a empresa de 15 pessoas passou para algumas centenas, vendeu Help Desk pelo Brasil todo e o dono deve estar rindo a toa até hoje. Se ele compartilhasse minha “sabedoria” na ocasião, talvez continuasse atuando no Rio com poucas dezenas de funcionários.

Então entendo que o primeiro objetivo é ganhar dinheiro, e seguir boas práticas na medida que elas reduzem o desperdício e custos.
Senão é arte.

E mesmo o Steve Jobs teve suas lições aprendidas com isso.
Quando o Mac estava em desenvolvimento, o Steve dizia que a equipe era de artistas.
Quando o projeto já estava atrasado, o lema dele virou “real artists ship”.
:-)

--
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn