[SP-pm] Distância entre nós em um grafo

Eden Cardim eden at insoli.de
Sat Sep 21 11:15:37 PDT 2013

2013/9/21 Bruno Buss <bruno.buss em gmail.com>

> Oi Hernan,
>
> Você está correto quando você diz que é possível que ao utilizar o A* ou
> alguma heurística, você consiga calcular o menor caminho entre um par de
> vértices ou quase este menor caminho e geralmente tem uma complexidade de
> tempo menor que os algoritmos ótimos. Isso eu não discordo.
>
> O que eu não concordei foi quando no seu e-mail, você afirmou que era
> *necessário/preciso* utilizar A*/heurística para resolver esse problema.
> Essa informação é que, para os meus conceitos, não está correta.

A questão é que fora da academia, o tempo de implementação é quase sempre
mais importante do que a eficiência da solução. Acho que o que o Hernan
quis dizer é que A* é a solução *padrão* pra ser ter um resultado
satisfatório e de rápida implementação (já está pronto) e nisso ele está
correto, A* é genericamente a melhor solução, no sentido de que ela não vai
ser muito pior do que a melhor solução prum determinado caso. Se depois de
aplicar A* você ainda tiver problemas de eficiência, aí é válido investigar
soluções alternativas pro problema.