[SP-pm] Distância entre nós em um grafo

Wagner Arbex arbex at arbex.pro.br
Thu Sep 19 19:40:15 PDT 2013

Opa, tb fiquei curioso sobre a sua aplicação, Blabos.

Fiz uma aplicação, na mão, em que precisava achar os componentes
conexos e os ciclos e, depois, fiz uma outra versão usando as rotinas
do módulo Graph-0.96 (http://search.cpan.org/perldoc?Graph), que vc tb
citou. Ainda não gostei do que fiz e estou trabalhando em uma versão
mais "sofisticada", tentando aplicar aprendizado de máquina, fazendo
com que a rotina "adquira conhecimento" sobre os dados que recolhe ao
longo de cada componente conexo que percorre.

Posso estar enganado, mas não me lembro de ter visto ninguém falando
sobre grafos a lista, por isso estou fiquei curioso qto à sua
aplicação.

Acho que existem outras questões que vc pode querer considerar no
caminho entre dois vértices em um grafo. P. ex., só existe um caminho
entre qq dois nós? Interessa saber se existe outro caminho? O que está
sendo procurado é qq caminho ou um caminho específico, p. ex., o
caminho mais curto ou caminho mais rápido? Existem "pesos" nas arestas
entre os dois nós? Lembrando que uma árvore é um caso particular de
grafo, o grafo é realmente um grafo ou uma árvore?

Gostei da conversa e se eu achar que posso ajudar, vou tentar
contribuir com alguns centavos.

[]s, W.

2013/9/19 Hernan Lopes <hernanlopes at gmail.com>:
> Blabos, o que vc quer fazer?

   Wagner Arbex, DSc
   Bioinformática e modelagem matemática e computacional de biossistemas

   http://www.arbex.pro.br/