[SP-pm] OT - Siesta JS suite de testes e usabilidade

Hernan Lopes hernanlopes at gmail.com
Mon Aug 19 19:50:40 PDT 2013

Pessoal,

Esta é pra quem não conseguiu encontrar um bom jeito de testar modulos JS e
interfaces:

Recentemente estava desenvolvendo um módulo com Joose e fazendo testes
unitários com qunit. Eu não estava muito contente pois só era possível
fazer testes unitários.. e eu precisava muito mais que isso e se possível,
direto no JS.. não gostaria que fosse selenium pois isso (pode) complicar
as coisas... js puro é mais fácil pois evita precisar instalar softwares
adicionais na máquina. JS puro me permite passar a url dos testes para o
meu cliente e ele roda na máquina dele.

Pois bem, resolvi verificar os testes do Joose para ver como eram feitos...
e acabei descobrindo que eles utilizam a suite de testes chamada Siesta.

O Siesta é escrito com Joose, pode rodar tudo em js puro.. mas se precisar
ele tem otimo suporte para extjs, sencha, selenium e jenkins.

Ai fiquei sabendo que um dos desenvoledores do Joose(claro) e do Siesta,
são a mesma pessoa.
Se alguem quiser testar ou recomendar, fica a dica.

Demo:
http://www.bryntum.com/examples/siesta-latest/examples/browse-all-desktop.html

Simulacão do mouse do usuário (*demais*):
http://www.youtube.com/watch?v=FP9U6XVdN_U

Documentacao
http://www.bryntum.com/docs/siesta/#!/api/Siesta.Test.Simulate.Mouse