[SP-pm] Produtividade em projetos de software (era: Duvida como usar CatalystX::AuthenCookie)

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Tue Jul 23 08:58:54 PDT 2013

> Sua visão está voltada para quantas teclas você aperta no ciclo
> inicial do desenvolvimento, e não no ciclo inteiro do software. Como
> eu já disse antes, usamos o  Catalyst por produtividade a curto, médio
> e longo prazo.

Eu volto a citar alguns dos projetos mais bem sucedidos do mundo:
Twitter e Facebook, que começaram em PHP. E posso falar em primeira
mão da Booking.com, que foi inteiramente desenvolvida em Perl.

Em todos estes casos as "melhores práticas" estiveram sujeitas a um
imperativo maior: getting things done!

No ano passado eu participei do Amsterdam Startup Weekend. O principal
objetivo do evento é desenvolver, em apenas três dias, um MVP --
Minimum Viable Product -- que possa ser testado no mercado.

Sem esta visão pragmática uma pode investir meses em um protótipo que
no final das contas vai ser jogado fora.

A nossa equipe começou com uma idéia que se mostrou inviável, e no
segundo dia decidimos começar um novo projeto do zero (o que eles
chamam de "pivoting"). Por causa disso ganhamos o prêmio especial (ok,
inventado na hora pelos organizadores :D) de "Spirit of the Startup
Weekend".

Para concluir...

Não estou dizendo que você deve escrever código ruim. O que eu defendo
é um equilíbrio entre "melhores práticas" e "produtividade".

Se você consegue ser ágil com Catalyst, ótimo. Mas eu vejo muita gente
perdendo semanas para conseguir entender uma linguagem ou framework,
quando podiam estar lançando o protótipo da aplicação em dois ou três
dias.

PS: você já leu os livros de Kent Back sobre Extreme programming? Recomendo!!!

Extreme Programming Explained: Embrace Change
http://www.amazon.com/Extreme-Programming-Explained-Embrace-Edition/dp/0321278658