[SP-pm] Duvida como usar CatalystX::AuthenCookie

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Tue Jul 23 03:06:46 PDT 2013

2013/7/23 Renato Santos <renato.cron em gmail.com>:
> #flamewar #begin!

Espero que este não seja o início de um flamewar. :)

> Uma das coisas que eu acho bom no catalyst é que ele sabe separar as coisas.
> Parece estranho um framework web não ter Session no core, porém, quem disse
> que uma web app precisa de session? Websites precisam de sessions, não é
> necessário em um streaming de vídeo, por exemplo.

O Mojolicious tem "session" e muitas outras funcionalidades no core,
mas é um framework extremamente leve.

Já o Catalyst não tem "session" no core, mas requer (ou recomenda?) o
uso de Moose e outros módulos que o tornam mais pesado.

> Cookies estão no core porém na sua forma mais simples. Existe plugin, quem
> em 1 linha você já tem os cookies igual à esse exemplo que você passou.

O Mojolicious também tem plugins para autenticação:

http://search.cpan.org/~madcat/Mojolicious-Plugin-Authentication-1.25/lib/Mojolicious/Plugin/Authentication.pm

> Também tem um ótimo plugin para session, que suporta vários backends para
> salvar os dados.

Idem:

http://search.cpan.org/dist/MojoX-Session/lib/Mojolicious/Plugin/Session.pm

> Também tem outro plugin, cheio de detalhes, que faz autenticação utilizando
> cookies e sessions, podendo ou não ser utilizado com outro Role , que já
> verifica num schema e faz todo o esquema de (um ou vários logins)
> completamente sozinho.

Não entendi direito o que este plugin faz, mas em todos estes casos o
que você está mostrando é que é possível extender o Catalyst com
plugins, o que é uma funcionalidade básica do Mojolicious.

Talvez o Catalyst tenha mais plugins do que o Mojolicious; mas na
maior parte dos casos o Mojolicious é bom o suficiente.