[SP-pm] [OFF-TOPIC] Manifestações no Brasil / SP

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Mon Jun 17 23:00:01 PDT 2013

Embora não seja uma ideia unânime, eu concordo com alguns jornalistas
quando dizem que não existe relato imparcial, pois, dependemos da nossa
percepção pessoal para compreender o universo à nossa volta e portanto,
nossos relatos estão impregnados com nossas próprias opiniões.

Dentro desse contexto, ofereço a versão de quem participou do protesto
nesta segunda, no Rio.

Chegamos mais cedo no trabalho, cumprimos nosso expediente na íntegra e
fomos para o centro lá pelas 4:30. Digo isso, pra não deixar margem às
falácias de que os manifestantes são vagabundos sem o que fazer. Fomos
cuidar para que o PIB vergonhoso, não ficasse menor ainda. E você, cuidou
da sua parcela do PIB hoje?

A manifestação seguiu absolutamente pacífica em todo o percurso, desde a
Avenida Presidente Vargas, até a praça em frente ao Teatro Municipal,
contando com pessoas das mais variadas fisionomias e faixas etárias, desde
vovós a crianças de colo.

Os poucos policiais que vi, tinham no máximo cara de tédio e as pessoas
guardavam certa distância das viaturas.

Bem, no final, paramos em frente ao Teatro Municipal, houve uma certa
mobilização, hino nacional e entendemos que estava encerrado. Ok, hora de
ir pra casa.

Neste momento, havia na praça alguns indivíduos incitando o povo para ir
pra alerj. Oras, estava óbvio pra maioria ali presente, que ir pra alerj
estava completamente fora de propósito. Assim, nos retiramos pra jantar,
porque depois de várias horas, além de cansados estávamos famintos.

O que se seguiu, foi que cerca de 300 (segundo a globo) criminosos, ou seja
0,3% dos presentes, foram depredar a alerj e torcemos muito pra que o o
choque descesse a borracha neles.

Aliás, percebo que casos semelhantes aconteceram nas outras cidades.
Coincidência?

Antes que falem que o partido isso, ou o partido aquilo, haviam sim uns
gatos pingados com bandeiras de partidos, que escutaram muito a galera
cantando "sem partido" e "oportunistas", até que as bandeiras descessem.

Não vou entrar no mérito do direito deles de estarem lá, mas estava claro
que ninguém está contente com qualquer partido que seja.

Também percebi que as pessoas não foram às ruas para questionar algo
pontual como o aumento de passagens, mas sim mostrar o seu descontentamento
com uma gama de problemas sociais, desde a corrupção aos inexplicáveis
paradoxos que nos assolam, como por exemplo os gastos super-faturados com
eventos esportivos, enquanto a população sofre sem saúde, segurança e
educação.

Clichê? Talvez. Mas só pra pegar o raso da discussão, cadê as obras de
mobilidade urbana, pra começo de conversa?

Outra discussão é se o momento de reclamar das copas é agora, ou se isso
deveria ter sido feito antes da escolha do Brasil como sede.

Para isso eu tenho uma palavra: CONTEXTO.

O contexto atual é consequência de um conjunto de fatores, insatisfações,
que acumulados, ebuliram em forma de protestos. Poderiam ter sido antes?
Talvez. Nas últimas eleições? Talvez. Nas próximas eleições? Talvez...

Pensando como indivíduo, eu me dou conta que só conseguimos atingir certas
conquistas pessoais, quando alcançamos maturidade para tal, às vezes
parecendo até que o universo conspirou. Juntamos um conjunto de fatores,
que culminam com nosso objetivo atingido.

Estaríamos vivenciando um período de transição, de maturação social? Talvez.

Assusta-me um pouco, as manifestações terem um caráter de "mostrar
descontentamento", ao invés de "propor uma solução". Nenhum governante vai
cair, nenhuma lei vai ser derrubada. Nenhum hospital será construído.
Talvez uma sede nova pra alerj.

Tudo é meio abstrato, eu sinceramente gostaria de algo mais pragmático.

Talvez a grande conquista não seja, aliás, diminuir R$ 0,20 de uma tarifa,
o que eu acredito que não vá acontecer, mas sim fazer com que as pessoas
questionem e discutam o seu papel como parte de uma nação doente, que geme
e implora todos os dias para que cuidemos dela.

Amigão, sério, xingar a Dilma no Twitter porque o jogo que você está
assistindo na sua TV 3D foi superfaturado, não faz a menor diferença se
você foi, é, e continua sendo corrupto, omisso e imbecil.

Se o hospital não funciona, a culpa é sua, é minha, é da Dilma e de cada
pessoa, que não faz nada pra isso mudar, não só na hora do jogo, da eleição
ou da passeata, mas em cada momento de sua vida.

Talvez as pessoas nas ruas estejam querendo dizer: "Não estamos cansados
apenas dos políticos que elegemos, mas dos eleitores que somos. Estamos
cansados de ser incompetentes como povo".

Se podemos ser milhares de pessoas nas ruas, será que podemos amanhã
começar a ser melhores? a agir melhor? a pensar melhor?

Eu não tenho a ilusão de que isso vá acontecer do dia pra noite, mas pode
ser um começo. Talvez devêssemos parar de procurar a resposta e encontrar a
pergunta certa.

[]'s

P.S.: Apenas como nota pessoal, acredito que haviam mais de 100 mil
pessoas. Chutando por baixo, um trajeto de cerca de 36 km2 X 4 pessoas/m2,
sem contar calçadas e a própria praça.

P.S.2: Ainda com muito espanto, acompanhei a cobertura do Jornal da Globo,
onde a emissora apresentou fatos, inclusive deixando claro que os protestos
foram pacíficos e que somente alguns bandidos causaram problemas. O Jabor
até foi razoável, quem diria!!! Não por boa vontade, imagino, mas por não
ter pra onde correr. Não dá pra varrer pra debaixo do tapete, o que já
repercutiu mundo afora.

Ponto para uma internet, que embora vigiada, ainda é livre em algum nível...