[SP-pm] [OFF-TOPIC] Manifestações no Brasil / SP

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Fri Jun 14 08:21:05 PDT 2013

2013/6/14 Alceu Rodrigues de Freitas Junior <glasswalk3r at yahoo.com.br>:
> Infelizmente eu tenho escutado muito, principalmente aonde trabalho,
> reclamações sobre como os protestantes são vagabundos e ficam destruindo
> patrimônio público por reles R$0,20. Mas garanto que a maioria deles vem e
> vão de carro.

O mundo das ciências exatas é muito pragmático (coisa que normalmente
falta às manifestações sociais) e por isso é difícil de gente da nossa
área ter simpatia com esse tipo de coisa. Eu incluso - acho que boa
parte do tempo, estão simplesmente achando algo pra criar confusão e
pronto. Não me parece muito produtivo.

Mas, independentemente disso, numa sociedade livre, as pessoas devem
ter direito de fazer isso - e esse entendimento é o que falta na
cabeça das pessoas.

Você não precisa de concordar com as opiniões de alguém para achar que
ela tem de ter direito de expressá-la. Porque, como os americanos
dizem, isso é uma "slippery slope". Começam a proibir isso, reprimir
aquilo... e quando você vê, começam a proibir/reprimir algo que te
afeta.

Mas será que você tem a mesma disposição / vontade / tempo / coragem
do que esses "vagabundos"? Eu não tenho. E sei que a maioria dos que
estão reclamando dos manifestantes também não teria.

Mas aposto que esses mesmos caras que criticam os manifestantes adoram
tomar uma cervejinha no happy hour. E se resolvessem criar, por
exemplo, uma lei seca, proibindo a venda de bebidas alcoólicas (como
acontece em alguns países até hoje)... quem iria pras ruas reclamar
seriam os mesmos "vagabundos". E aí, os atuais críticos achariam bom
que tem alguém para defender suas liberdades civis.

-Nilson