[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 103, Issue 28

breno breno at rio.pm.org
Mon Apr 29 21:30:18 PDT 2013

2013/4/29 Alceu Rodrigues de Freitas Junior <glasswalk3r at yahoo.com.br>:
> Olá Blabos,
>
> Qual a ressalva com relação ao Perl Best Practices? Ele já ficou meio
> defasado?

Opa! Não sou o Blabos, mas acho que posso responder essa :D

O PBP já tem 8 anos de idade, e a linguagem evoluiu um cadinho desde
então, Ainda é um livro muito útil e recomendado, visto que a *grande*
maioria das políticas definidas nele ainda vale. No entanto, se vc
está escrevendo código para rodar em perl's mais recentes,
provavelmente deve dar preferência à sintaxes modernas, como "//"
(defined-or), variáveis "state", "say" em vez de "print ...\n" e
package Foo { ... }, que não aparecem no livro.

Principalmente, ao ler o PBP você deve tomar muito cuidado com
indicações de módulos. O CPAN evoluiu demais nesses últimos 8 anos e a
maioria dos módulos que hoje consideramos padrão 'de facto' não são
sequer citados no livro, simplesmente porque não existiam na época.
Por exemplo, o livro foi lançado antes do Moose existir, então eu
pularia completamente o capítulo sobre objetos (que foca no antigo
Class::Std e em objetos inside-out).

Felizmente, a comunidade Perl mantém uma "errata" dos módulos
recomendados no Perl Best Practices, disponível em:

https://www.socialtext.net/perl5/pbp_module_recommendation_commentary

Recomendo que todos lendo o PBP acessem o link acima antes de decidir
adotar uma política do livro mencionando algum módulo.

[]s

-b