[SP-pm] analise de texto

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Sun Apr 14 05:15:26 PDT 2013

Olá Ricardo,

Eu usei a distro AI::Categorizer
(http://search.cpan.org/~kwilliams/AI-Categorizer-0.09/lib/AI/Categorizer.pm)
para categorizar centenas de mensagens de erros diários do middleware de
integração aonde trabalho atualmente.

O AI::Categorizer tem a interface meio confusa, o POD não ajuda muito,
mas se você pesquisar em perlmonks.org você vai encontrar referências
interessantes.

Eu usei o algoritmo de Naive Bayes, que é estatístico, mas funciona
suficientemente bem na maioria dos casos. Você pode querer tentar outros.

Dê também uma olhada o projeto Weka
(http://www.cs.waikato.ac.nz/ml/weka/), não é Perl mas pode te ajudar a
decidir mais facilmente que algoritmo usar.

[]'s