[SP-pm] soluções modernas para SOAP

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r at yahoo.com.br
Fri Apr 12 04:52:29 PDT 2013

Bom dia à todos,

Já faz um bom tempo que não escrevo para a lista, então provavelmente só
os mais velhos de casa devem se lembrar de mim.

Estou escrevendo para saber o que vocês tem utilizado ultimamente para
criar/acessar web services baseados em SOAP com Perl.

A uns dois anos atrás eu tentei usar um webservice feito em .Net com o
SOAP-Lite e fiquei bem desapontado com o resultado (mesmo seguindo as
instruções específicas para lidar com .Net).

Depois eu passei pelo SOAP-WSDL. Achei ele bem mais funcional,
principalmente por conta do wsdl2perl. Mas ele tem alguns problemas:

1 - O projeto parece estar meio parado. O último release foi em 2009 e
existem uma série de bugs importantes abertos (tem até um meu
https://rt.cpan.org/Public/Bug/Display.html?id=78932)
2 - Todas as classes do projeto são baseadas no Class::Std::Fast, que
por sua vez é baseado no Class::Std do Damian Conway, que por sua vez
sugere que as pessoas parem de usar o Class::Std e comecem a usar o
Moose (http://cpanratings.perl.org/dist/Class-Std).

O item 2 é porque eu tentei dar uma olhada no código e tentar gerar um
patch e quase tive um edema cerebral: era uma mistureba de Class::Std
com manipulação de Symbol Table que achei melhor deixar para lá.

Fiz uns testes com o XML::Compile mas achei meio "cru", nada user
friendly, algo muito arcaico se comparado com soluções para Java ou .Net.

Claro que isso tudo já faz um tempo e o cenário pode estar melhor agora.
O que vocês andam usando para trabalhar com SOAP?

[]'s
Alceu