[SP-pm] Subs

Marcio - Google marciorp at gmail.com
Mon Mar 25 12:05:20 PDT 2013

Mestres,

   Obrigado por todas as dicas, foram muito valiosas.
   Eu utilizo Perl para rotinas de sysadmin e implementações para Asterisk
(AMI e AGI).

   Hernan, nesse Equinócio acho que não consigo escrever um artigo ainda.
Estou muito fraco, o conteúdo não séria de interesse de ninguém além de mim
... rsrs ... mas já estou fazendo anotações para escrever um para o
próximo, só não sei se vai ser de interesse da comunidade. Será sobre Perl
voltado para Asterisk.

   Voltando ao assunto principal, para mim, pelo menos agora, a melhor
opção para reutilizar o código é o que o Ricardo mostrou. Acho que é muita
pouca coisa para criar um módulo, além do que não domino nem o básico do
básico para querer me aventurar por áreas que podem me trazer mais dor de
cabeça.

   Sobre o retorno, o que o Solli colocou sobre passar uma referência para
retornar as informações e no retorno mesmo voltar só se concluiu ou não me
agradou bastante, pois já utilizo essa técnica em C#, mais em Perl não
sabia como fazer.
   Na questão de avisar o consumidor sobre eventuais erros, no meu caso é
só log mesmo, pois o que faço é tudo rotina de servidor. Mais
isso suscitou outra dúvida, que colocarei no final.

   Também vou adotar o padrão que o Danie sugeriu para nomenclaturas.

   E o artigo que o Marcio sugeriu eu ainda estou tentando entender
totalmente, digamos que estou em 30% ... rsrsrs

   As novas dúvidas são:
   1. Onde e como guardar parâmetros como IPs, Users, Password, DBname e
etc? Hoje eu declaro variáveis globais no inicio e atribuo esses valores a
elas, depois passo como parâmetro para as funções, mais acho que é meio
tosco isso. Usar banco de dados como alguns usam, também acho estranho, até
porque teria que guardar os dados de conexão em algum lugar.

   2. Na questão de logs, hoje simplesmente gravo em arquivo texto e tenho
que ficar monitorando, ou em alguns casos, os admins tem que ficar
monitorando. As rotinas que faço em shell eu gravo os logs usando os
recursos do syslog, pois na maioria dos casos ele tá configurado para
enviar e-mail e etc de acordo com a severidade do caso. Os admins me cobram
isso direto porque eles tem que ficar olhando os meus logs. Em Perl dá para
usar os recursos do syslog para gravar os logs? Se der, é mais fácil  pq o
syslog se vira com o resto e na maioria dos casos não sou eu que tenho que
configura-lo. :-)

[...]´s

Marcio