[SP-pm] Subs

Marcio - Google marciorp at gmail.com
Fri Mar 22 16:27:21 PDT 2013

Mongers,

Mais algumas dúvidas sobre "boas práticas".

1. Tenho algumas funções (sub) que são comuns a mais de um aplicativo. Qual
a forma mais simples, prática e elegante de compartilha-las entre vários
scripts, sendo que todos ficam no mesmo diretório? Hoje, tenho o mesmo
código repetido dentro do arquivo de cada script.

2. Tenho algumas funções (sub) que precisam retornar mais de uma
informação, as vezes até 5. Hoje como não sei fazer isso,
declaro variáveis no inicio do script e antes de chamar a sub, atribuo
"undef" para as variáveis. Dentro da sub eu atribuo os valores que preciso
a elas e depois da sub eu leio essas variáveis. Não me causa problema, só
acho estranho e pouco elegante. Exemplo de retorno: Se deu erro (1 ou 0),
Registro que deu erro (numérico), Descrição do Erro (string), Se conseguiu
cancelar do IPBX (1 ou 0).

3. Declaro as funções (sub) assim:
sub NomeDaSub {
   my ($NomeDoPrimeiroParametro, ..., $NomeDoUltimoParametro)=@_;
}
   Está certo? Ou tem uma técnica "mais" correta?

Em tempo, não estão faltando artigos no Equinócio?

[...]'s

Marcio