[SP-pm] Automatizando consulta IBM com Perl ou Expect

Marcio - Google marciorp at gmail.com
Wed Mar 13 11:43:01 PDT 2013

Frederico,

   Desculpe-me, mais se você não arrumar tempo para tentar e tentar, não
vai evoluir mesmo. Isso que está fazendo é bem complicado mesmo, e não tem
receita de bolo, pois quase ninguém usa, além do que como se trata de
posicionamento de tela e tal, vária de ambiente para ambiente, não tenho
como fazer por você.

   Sobre o usuário e senha:
  my $exp = Expect->spawn('s3270');        ##
  my $cmd1 = "connect(10.1.8.192:23)\n";        ## Conectei no servidor,
esse ai é o IP.
  $cmd1 .= "wait(InputField)\n";        ## Aqui estou aguardando um campo
de entrada, no meu caso o cursor já cai no campo do usuário
  $cmd1 .= "String(usertest)\n";        ## Aqui eu "digito" na tela do
terminal o nome do usuário, no meu caso é "usertest"
  $cmd1 .= "wait(InputField)\n";        ## Aguardo o próximo campo de
entrada, que no meu caso é a senha. Como no meu ambiente todos os usuário
tem tamanho fixo e ocupam o campo todo, quando insiro o nome do usuário o
cursor do terminal já cai para o próximo campo, que é a senha
  $cmd1 .= "String(passtest)\n";        ## Digito a senha, que no meu caso
é "passtest"
  $cmd1 .= "Ascii(0,0,24,80)\n";        ## Leio a tela

   Aquele código do histórico tem tudo que você precisa para fazer os
primeiros e segundos testes. A documentação do s3270 tem os comando que
você precisa para interagir com o terminal, isso não é Perl, é TN3270.
   A explicação do Eden também vai ajudar muito a tratar as primeiras
saídas.

   Depois disso, poste as dificuldades, de preferência com o código que
você usou e os erros ou dúvidas.

[...]'s

Marcio