[SP-pm] Automatizando consulta IBM com Perl ou Expect

Giuliani Sanches giulianisanches at gmail.com
Thu Mar 7 10:11:15 PST 2013

Bom, não lidei diretamente com o mainframe no meu trabalho porém a empresa
para a qual presto serviço disponibilizou uma lib. Através desta lib fiz um
wrapper que foi transformado em webservice. Tudo java.

Bom, vamos aos fatos para tentar te ajudar pois eu abri a lib num
"descompilador" de .class java para entender o que ela fazia (podia ter
pedido o fonte, mas nada como a falsa sensação h4x0r :P ) e basicamente:

   - Ela abre uma conexão (socket) com o mainframe
   - Envia uma string (sim, string) posicional (foobarbaz, ou seja, 1 a 3
   foo, 4 a 6 bar e assim por diante) para um prog do mainframe. Esse prog é
   identificado na própria string.
   - O mainframe recebe isso, identifica o prog, faz o que tem que fazer e
   devolve outra string posicional
   - É a lib faz o parser e devolve o valor

Nada muito complexo.

Se este for o caso (alguém deve ter te passado maiores detalhes de como
essa comunicação vai ocorrer) você só precisa identificar o módulo perl
para te apoiar nisso. Inclusive no perl isso deve ser BEM menos
verboso/trabalhoso.

Abraço.

Giuliani D. Sanches
about.me/giulianisanches