[SP-pm] Automatizando consulta IBM com Perl ou Expect

Frederico Melo fdmmelo at gmail.com
Thu Mar 7 09:33:10 PST 2013

Sr(a)s., Obrigado pela disponibilidade de alguns com os quais conversei *em
paralelo* e me orientaram a postar aqui... Segue abaixo um resumo da minha
dor de cabeça:

Chamo-me Frederico, tenho alguns conhecimentos em PHP, Perl, MySQL e Linux.
Aqui na empresa, trabalho com desenvolvimento e até o momento não tive
problemas mas, surgiu um projeto que estou responsável onde será necessário
coletar uma série de informações em um mainframe IBM, processá-las e
armazená-las em MySQL. Apresentarei os dados em HTML. Então, gostaria muito
de uma orientação para:

1 - com um servidor Linux sem interface gráfica, acessar o servidor IBM
através de telnet na porta 23;
2 - capturar alguns dados nesse IBM e armazená-los em MySQL
3 - após capturar os dados, devo escrever alguns comandos no IBM ou seja, o
programa deve ser de mão-dupla (lê e escrever no IBM utilizando usuário
conhecido nesse ambiente);
4 - toda interface existente para o IBM é feita por aplicativos no Windows
(Winsock 3270 Telnet, QWS3270)
5 - tenho instalado no servidor Linux expect, php, perl, mysql

Penso em desenvolver algo com perl, expect, s3270 etc mas, sinceramente não
sei qual a melhor solução.
Tenho facilidade em aprender sozinho mas, preciso de um exemplo inicial
onde eu possa testar e verificar o resultado do que está sendo feito. À
partir daí, customizo e tento implementar.

No momento, estou CEGO caminhando em um terreno novo, sem saber muito bem
por onde começar...
Não tenho muita familiaridade com o Expect, nem com o s3270. Socorro e
desculpem-me pela minha ignorância!

Aprecio muito qualquer ajuda para eu começar.
Obrigado!

Frederico