[SP-pm] CPAN instala apenas para root

Rafael Giusti rfgiusti at gmail.com
Wed Feb 27 10:35:18 PST 2013

2013/2/25 Marcio Ferreira <marciodesouzaferreira at gmail.com>

> Eu não entendi... por que o CPAN_HOME passou do /usr para /home?
>
> Não sei o que houve, por isso comentei sobre vc remover seu ~/.cpan e
> configurar novamente.
> Você já testou alguma das opções que o pessoal escreveu?

Eu já havia feito a instalação dos dois módulos através do pacote da
distrbuição. E estava funcionando.

Agora há pouco eu consegui arrumar um tempo, removi o /root/.cpan do root o
~/.cpan. Depois rodei perl -MCPAN -eshell e refiz a configuração do CPAN.
Duas vezes. Na primeira, deixei o CPAN configurar tudo automaticamente. Na
segunda, fiz tudo manualmente. Nos dois casos, não deu certo. Os pacotes
continuam sendo instalados em /root/perl5* *quando eu rodo o CPAN como
root. E depois quando eu quero rodar a aplicação como usuário não-root, os
módulos não estão disponíveis.

Eu não sei por quê. Estou habituado a rodar o shell do CPAN como root,
instalar um módulo e... zim... o módulo está imediatamente disponível para
todos os usuários que acessam aquela estação. Não me lembro de ter feito
qualquer alteração na configuração do CPAN ou na instalação do Perl. Mudou
alguma coisa na configuração default do shell do CPAN ultimamente que eu
não acompanhei?

É interessante para mim que os módulos continuem sendo instalados para
todos os usuários, não que cada usuário precise fazer sua própria
instalação com perlbrew ou local::lib porque a máquina é utilizada por
diversos usuários.

--
Rafael Giusti
Laboratório de Inteligência Computacional - LABIC