[SP-pm] CPAN instala apenas para root

Eden Cardim eden at insoli.de
Sat Feb 23 02:41:06 PST 2013

    Marcio> Faz tempo que nao instalo via CPAN, tenho usado perlbrew
    Marcio> como o Renato mencionou

Apesar do perlbrew ser legal pra testar módulos em várias versões do
perl. Quando você compila um binário do perl, ele deixa uma série de
valores hard-coded pro path de instalação original. O que significa
que se você tiver vários desenvolvedores num ambiente compartilhado,
eles não vão poder copiar instalações uns dos outros, o que gera um
overhead tremendo.

Particularmente, eu recomendo o local::lib, que por default instala
todos os módulos em ~/perl5, e utiliza o perl do sistema. Quem quiser
clonar o ambiente precisa apenas fazer uma cópia. O setup inicial é
bem trivial:

  curl -L http://cpanmin.us | perl - -L~/perl5 --self-upgrade
  ~/perl5/bin/cpanm -Lperl5 local::lib
  echo 'eval $(perl -I$HOME/perl5/lib/perl5 -Mlocal::lib)' >>~/.bashrc

(nunca rode isso como root, é facilmente exploitável)

--
Eden Cardim -- Insolide Soluções de TI Ltda.
+55 11 9644 8225