[SP-pm] Por que existimos ? [Era: Equinócio 2013]

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Feb 18 02:47:34 PST 2013

On Monday, February 18, 2013 at 12:43 AM, ulisses em ibiz.com.br wrote:
> ola Thiago,
>
> a 'leveza' da PM RJ implica em compromisso com a causa e maturidade rodando
> em background.
>
> nao é objetivo criar guerrinha entre RJ e SP; trata-se de tirar o chapeu
> para quem merece.

Ulisses,

Como você mede compromisso com a causa ? Digo, isto é possível de ser medido em números, métricas e objetivos ? Pense como uma empresa, ONG, time de basquete... você tem números para alcançar e metas para serem atingidas... Como com quase tudo...

Como poderíamos trazer isto para comunidade, para deixar mais claro o seu ponto ?

Como disse, o sucesso de uma comunidade pode ter diversos pontos, talvez dependa do que cada uma busca.

E por isto discordo um pouco desta comparação, pois a maioria das iniciativas que temos aqui tem ajuda dos amigos do Rio, e quando tem algo por lá, também acontece esta colaboração... Elas são alternativas e complementares.

Talvez, o seu erro esteja em comparar as comunidades só pelo comportamento dentro da lista de e-mail, sendo que existem diversos outros canais de atuação pelos objetivos da comunidade em si, como por exemplo tradução do perldocs, geração de conteúdo, eventos para atrair novo público, suporte em projetos livres, e etc...

Nós temos algumas métricas.... que já foi demonstrado em um ET... a maioria dos novos inscritos da lista, são gerados por um equinócio, eventos, suporte ou etc... Só para ilustrar, metade dos participantes deste hackaton no sábado sobre o módulo que o André Walker escreveu (que já esta lotado) não fazem parte da lista de discussão.

Nos últimos meses já tivemos alguns ETs... Tivemos um sobre jornalismo de dados que o Eden Cardim organizou, agora o módulo que o Andre Walker escreveu, e um pouco antes o festival de palestras relâmpagos, YAPC, ...

Mas, enfim... eu também reclamo do comportamento de alguns, em determinadas situações... Mas, isto é complicado de controlar com a comunidade crescendo... Eu não sei o que sugerir ao líder do grupo, você tem alguma sugestão ? Se o problema é o comportamento de ataques que passou nos últimos dois tópicos, um foi a recepção de uma nova vaga de trabalho (que anda mais constante por aqui) e o outro parece um problema pessoal entre alguns membros aqui....  como controlar isto ?

Abs,
-Thiago Rondon