[SP-pm] Equinócio 2013

Eden Cardim eden at insoli.de
Fri Feb 15 12:22:16 PST 2013

    Marcio> (escrevo do cel, desculpe.os erros) Problema foi seguinte:
    Marcio> no último ET, Solli apresentou os números do GA da
    Marcio> SPPM. Fiquei surpreso que o artigo mais acessado era sobre
    Marcio> leitura de arquivos e outros ~simples~ pra maioria de
    Marcio> nós. Aí o mesmo fez a prosposta de um equinocio sobre
    Marcio> catalyst e etc.
    Marcio> Se fosse um Torvalds, MST da vida, até vale a pena, porque
    Marcio> o cara contribui com o crescimento técnico do grupo, mas
    Marcio> Vc Solli? contribui com o que?

A ironia está no fato de que foi o Solli quem escreveu o tal artigo.

    Marcio> Acho que essas coisas só eu noto ou gostaria de
    Marcio> resolver. Não tenho farpa com ninguém aqui.

Pela quantidade de emails envenenados originados do teu endereço nos
últimos dias, não é o que parece.

    Marcio> Lucas, qual sua proposta? MMA?

Essa parece ser a *sua* proposta. Enfim, peço polidamente pra que você
seja mais cauteloso com o que fala. Já tem bastante problema pra
resolver sem que você incite briga desnecessariamente. E já é a
segunda vez que eu peço, saiba que essa contagem tem limite.

Bom, eu pararia por aqui, e quem não gosta de novela já pode ir fazer
algo mais produtivo com seu tempo. Mas me sinto no dever de registrar
e corrigir, algumas inverdades expostas aqui:

    Marcio> Como membro da comunidade, me sentia ativo. Contribui com
    Marcio> algumas coisas, trouxe gente pra comundade, empreguei
    Marcio> gente dá lista, etc.  Penso eu, porque contribuir com a
    Marcio> comunidade que aceita um ~líder~ arrogante desse modo?

O Solli não é líder da SPPM há pelo menos 4 anos, e quem o conhece
pessoalmente sabe que ele não é arrogante. Muito pelo contrário, foi
ele quem estabeleceu a cultura de pagar cerveja para os novatos na
lista durante os encontros sociais como forma calorosa de recepção.

    Marcio> Mostra competência pelo menos, invés de prometer o
    Marcio> equinocio e desprezar o trabalho dos outros, do Nuba em
    Marcio> específico que começou o equinocio passado.

Não houve desprezo ao trabalho de ninguém, mas, como é uma comunidade
aberta e voluntária, as coisas naturalmente evoluem para adotar
meritocracia. Novamente é irônico cobrar que não desprezem o trabalho
alheio, e ao mesmo tempo desprezar o trabalho de alguém.

    Marcio> Outro ponto, é a "fuga" de talentos. Tem um ~perlzeiro~ de
    Marcio> sp muito talentoso, que parece preferir postar fora de sp
    Marcio> por conta desses excessos.

Excesso esse que você está reforçando. Na verdade, não está havendo
fuga alguma. É bem verdade que alguns membros da comunidade
encontraram oportunidades em outras cidades, isso é natural e ficamos
felizes com isso, porém a maioria dessas pessoas continuam postando na
lista. Estatisticamente, a lista cresceu bastante esse ano, o canal de
IRC também. Salvo engano, o último YAPC organizado pela SPPM foi o que
teve maior quorum na história da comunidade perl brasileira e que
inclusivei *atraiu* pessoas da comunidade internacional. No ano
passado houveram várias iniciativas notáveis vindas da comunidade, em
particular relacionadas a dados abertos, registradas nos principais
meios de comunicação. O Thiago Rondon está agora com uma excelente
iniciativa de hackathon de plataformas de cobrança no imasters agora e
que vai contar com a presença dos maiores players dessa indústria no
Brasil. Fuga? não vejo.

--
Eden Cardim -- Insolide Soluções de TI Ltda.
+55 11 9644 8225