[SP-pm] Hackaton Business::CPI

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Thu Feb 14 18:32:14 PST 2013


O que é?

Business::CPI (Common Payment Interface) é um módulo em Perl que define uma interface padrão para comunicação entre programas feitos em Perl e intermediários financeiros (que chamamos no CPI de gateways).

Ele busca resolver um problema presente em todas as áreas da computação: existência de muitas API's diferentes para uma mesma tarefa. Assim como PSGI (http://www.plackperl.org/) providencia a Perl uma interface padrão de comunicação entre aplicações Web e servidores, e assim como DBIx::Class (http://www.dbix-class.org/) providencia uma interface padrão para acesso a banco de dados (na forma de ORM), Business::CPI padroniza a comunicação com API's de pagamentos online.

O objetivo é que o desenvolvedor da aplicação final não precise conhecer a interface de cada gateway. Ele deve chamar as funções do CPI, e este irá "traduzir" para a linguagem de cada gateway. Existindo uma determinada aplicação que efetua pagamentos, busca informações de transações anteriores, cancela pagamentos, etc, ela deve funcionar sem alteração para qualquer gateway. A única necessidade será instalar o driver, e configurar chaves da API.  

O hackaton

Será um evento gratuito, e será realizado no sábado, dia 23 de fevereido de 2013, das 9h às 18h, no escritório da iMasters localizado no endereço:  

Al. Santos, 2395 — 1 andar

Iremos nos dividir em equipes, cada um trabalhando em áreas diferentes do projeto. Estão listadas algumas tarefas que o Business::CPI precisa no endereço: https://github.com/andrewalker/p5-business-cpi/issues. Será montado um cronograma antes do evento para determinar quais tarefas serão executadas, e cada participante do evento irá escolher em qual área ele gostaria de colaborar.

Temos como objetivo principal deste hackaton publicar drivers prontos para serem utilizados dos principais intermediários financeiros do país.

Contaremos com a presença de representantes do PagSeguro, Moip, BCash, Moip e PayPal, Nixus, Aware, iMasters, E-commerce Brasil e Estante Virtual. Sem dúvida, uma chance única de networking e aprendizado, além da oportunidade de contribuir significativamente para a comunidade Perl.

Como participar ?

http://credencial.imasters.com.br/hackaton-businesscpi

O número de participantes é limitado ! Faça já sua inscrição ! O credenciamento pelo site é obrigatório !

Cronograma

08:30h - 09:00h - Coffee - Ecommerce Brasil
09:00h - 10:00h - Pitches de apresentação das plataformas e do módulo.
10:00h - 13:00h - Sprint da manhã
13:00h - 13:30h - Almoço
13:30h - 18:00h - Sprint da tarde
18:00h em diante - Se a galera quiser ficar até mais tarde a sala esta disponível, caso contrário, tem um buteco na esquina :P







More information about the SaoPaulo-pm mailing list