[SP-pm] rodando outras linguagens em Perl

Eduardo Almeida eduardo at web2solutions.com.br
Thu Dec 20 08:24:44 PST 2012

Acho que o que eu sei não acrescentaria alguma coisa na sua pergunta,
mas de certa forma retrata o uso de perl em conjunto com outras linguagens

On 20/12/2012 13:37, Tiago Peczenyj wrote:
> Galera
>
> Existem varios modulos como Inline::C que permitem que eu adicione
> codigo não-perl e isso "roda".
>
> Porem existe um grande numero de linguagens que rodam sob a jvm, como
> Groovy, Clojure, Scala. No mundo .Net isso tb é verdade com linguagens
> como Boo.
Também no mundo ASP. Vide o Active Perl. Nesse mesmo cenário há
linguagens como Python, TCL e até PHP. Essa mesma "ideia" de rodar Perl
no ASP / IIS rendeu o APACHE::ASP, uma versao da API ASP portada para
linux e unix

> Existe algo parecido em Perl 5? Existem outras linguagens que podem
> rodar sob o interpretador usando algum modulo do Cpan, por exemplo?

Eu não conheço. Porém se você tiver usando Perl dentro do ASP, você pode
ter num mesmo arquivo ASP códigos em Perl e em VBscript.

Outra coisa possível com Perl, no windows, é utilizar o COM/DCOM e
construir e consumir componentes feitos em linguagens como VB, C++, e
outras.

> [...]
> linguagem adicional pela imensa liberdade que Perl oferece (posso ter
> OO puro, posso usar Moose, posso usar procedural, etc) mas... alguem
> sabe de algo?
>
> Att
>
> Pac
>
> --
> Tiago B. Peczenyj
> Linux User #405772
>
> http://about.me/peczenyj
>

> =begin disclaimer
>     Sao Paulo Perl Mongers: http://sao-paulo.pm.org/
>   SaoPaulo-pm mailing list: SaoPaulo-pm em pm.org

Eduardo Almeida - Engenharia de Software
eduardo em web2solutions.com.br - 27 3321-2430 / 27 9839 3755

*WEB2 Solutions* - Inovando, sempre!