[SP-pm] Fluxo de Caixa - Javascript + Perl + PgSQL;

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Thu Sep 27 04:56:43 PDT 2012

Em 2002 uma equipe acolá investiu pesado em J2EE justamente na construção
de uma plataforma para ERP. A linha era justamente a de ajustadar-se ao
processo do cliente, maximizando ao máximo a produtividade do operador nas
tarefas ou complexas demais ou repetidas demais.

Além do fato de que estávamos na periferia —muito, mas muito longe de São
Francisco— para comercializar uma plataforma sensível para ERP também
estávamos apostando numa tecnologia muito nova e isso também nos custou um
preço alto, já que praticamente todas as aplicaçẽos J2EE tornaram-se
imensos legados imanuteníveis —por custo e não por clareza ou qualidade do
código— além de que há muito mais gente pensando que desenvolve aplicações
J2EE/JEE…

Se eu estivesse neste mundo, de fazer interfaces para ERP, eu não teria
problema em restringir-me a um único browser que funcionasse em múltiplas
plataformas como o FireFox ou Chromium. Não teria problema em usar XUL ou
XML/XSLT/XSD.

Claro, se minha ideia fosse fazer um GnuCash as a Service para pessoas
físicas minhas escolhas seriam outras, mas para o mundo corporativo. Não há
esse tipo de problema.

O que não entenderam quando o Eden falou que o usuário de ERP não é um
usuário comum é pelo fato de que ele é um usuário treinado. Um usuário
treinado não é comum. Os conceitos que um operador de financeiro precisar
entender, desde o que é débito e crédito até como fazer os lançamentos
propriamente ditos, são muito mais complexos que a operação do software em
si.

Não há problema em ensinar ao usuário de ERP como usar o menu de contexto,
como clicar sobre um campo quanquer numa matriz para solicitar as
transações envolvendo aquele número de documento, etc.

Coisas simples como uma chave, num ERP, tem várias chaves paralelas: chave
interna, chave do e-commerce, chave do fabricante, EAN, NCM, chave de
grandes clientes, chave no fornecedor, controle de logística… tudo isso
para identificar um mesmo produto em diferentes contextos.