[SP-pm] [OT]dúvida conceitual

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Sep 24 06:18:47 PDT 2012

Bom dia!

Desculpe o 'off-topic', mas estou com uma dúvida conceitual com um projeto
que tenho aqui no meu trabalho. Tenho uma classe que abstrai diversas
tarefas para vários tipos de rotinas aqui dentro. Essas rotinas estão
agrupadas por funcionalidade. Para organizar isso melhor, resolvi criar um
sistema baseado em plug-ins. Tenho uma classe principal, que possui métodos
comuns a todas as funcionalidades dessas rotinas, outras classes que
agregam uma 'infra-estrutura' básica de acesso a banco de dados, log etc, e
plug-ins que desenvolvem ações conforme a funcionalidade de uma determinada
rotina. No entanto, estou tendo problemas 'conceituais' com dois plug-ins
em particular. Ambos tem uma rotina que faz exatamente a mesma coisa(além
de outras subrotinas)! Pensando em manutenção, e reusabilidade de código,
qual seria a melhor solução?

- Colocar essa subrotina, em particular, na classe principal;
- Manter as duas subrotinas(uma em cada plug-in), afim de manter a
organização;
- Transformar dois plug-ins em um;
- Outra solução;

Obrigado!