[SP-pm] Impressão em papel

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon Sep 3 07:10:08 PDT 2012

Em 3 de setembro de 2012 10:44, Ricardo Stock <ricardostock em bol.com.br>escreveu:

> **
> Veja a situação, tenho alguns relatorios que deverão ser impressos
> fisicamente onde os mesmos contem imagens e textos  Gostaria de ajuda de
> vocês para dicas, uso de modulos e formas no desenvolvimento para páginas
> pra impressão.

Se a demanda é para imprimir alguns relatórios ad_hoc seria interessante
avaliar se o Jasper Reports não lhe atender OOTB.

Se você tem de imprimir grande volume de saída e se você tem um
«formulário» básico. Neste caso as impressoras, tanto PCL quanto PS,
suportam que você «carregue» o seu formulário e depois envie apenas os
dados. Neste caso a performance será muito maior.

Suponha que a característica da impressão sejam boletos de cobrança ou
mala-direta. Neste caso, você repete um mesmo formulário milhares de vezes,
esse é um exemplo clássico em que você deve gerar o formulário, preparar as
imagens que são repetidas (como o logo das empresas) em formato nativo, e
imprimir usando o recurso de formulário da impressora.

Agora, se tudo que você precisa fazer é gerar meia dúzia de relatórios, com
gráficos de barra, pizza e essas coisas. Parece-me que o melhor seria usar
algo como o Jasper Reports mesmo.

Abraços,