[SP-pm] Dúvida sobre Moose

Stanislaw Pusep creaktive at gmail.com
Sun Sep 2 06:54:10 PDT 2012

Não quero polemizar, apenas relatar a minha experiência.
Fiz comparação tosca de Moose e Mouse em vários projetos meus, usando
time(1). Isso é: não fiz um caso específico de benchmark, peguei o sistema
todo e comparei o desempenho do mesmo tanto com Moose quanto com Mouse.
O que facilita os testes é o Any::Moose, que permite "chavear o backend"
através de uma variável do ambiente.
Conclusão, para o *meu* caso especificamente: Mouse chega a gastar 30% de
RAM do Moose. Para mim, é relevante, pois rodo várias instâncias do mesmo
processo. Quanto ao tempo de execução: tem diferença de uns 5%, mesmo
descontando o tempo de inicialização. Não relevante :P

P.S. - WTF é time(1)? Em Linux:

$ /usr/bin/time -v perl -MMoose -e 1
        Command being timed: "perl -MMoose -e 1"
        User time (seconds): 0.20
        System time (seconds): 0.05
        Percent of CPU this job got: 14%
        Elapsed (wall clock) time (h:mm:ss or m:ss): 0:01.80
        Average shared text size (kbytes): 0
        Average unshared data size (kbytes): 0
        Average stack size (kbytes): 0
        Average total size (kbytes): 0
        Maximum resident set size (kbytes): 50736
        Average resident set size (kbytes): 0
        Major (requiring I/O) page faults: 7
        Minor (reclaiming a frame) page faults: 3239
        Voluntary context switches: 236
        Involuntary context switches: 62
        Swaps: 0
        File system inputs: 4344