[SP-pm] Catalyst DBIx -> lista alguns campos

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Tue Aug 21 07:18:59 PDT 2012

Em 21 de agosto de 2012 11:04, Jose Nilton <jniltinho em gmail.com> escreveu:

> Obrigado a todos pela ajuda o Leonardo, o Renato pela paciência.

Disponha!

> Vou usar esse e-mail para um tutorial, pois o Catalyst as vezes parece
> muito complicado, mas complicado é a nossa cabeça,

Vale lembrar que suas dúvidas estiveram, em geral, centradas em como usar a
DBIx::Class ou um ORM em geral, mas o que me chamou a atenção é que você
parecia querer usar um ORM como um DAO —por exemplo criando métodos que
faziam uma consulta redigida em SQL e que retornavam uma grande massa de
dados.

Um ORM vai lhe atender bem «ocultando» de você o SQL, de fato, mesmo quando
você precisar de consultas avançadas, você usa SQL::Abstract para
construí-las. Acho que vale entender conceitualmente o que é um DAO e o que
é um ORM para decidir quando aplicar um pattern ou outro. Isso não só é
independente de framework quanto de linguagem.

Pessoalmente eu tenho mais experiência em enviar JS «pronto» para o browser
e não em enviar os «dados» para o browser. Eu não estou dizendo que o que
eu faço é mais correto. Provavelmente é mais «old school» e eu esteja
«perdendo o bonde» aqui, por isso não me leve a mal quando eu acho muito
estranho enviar TODOS os registros de uma tabela qualquer para o navegador.