[SP-pm] Catalyst DBIx -> lista alguns campos

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon Aug 20 13:04:10 PDT 2012

Em 20 de agosto de 2012 16:55, Jose Nilton <jniltinho em gmail.com> escreveu:

> Outra coisa, como eu faço para criar um query SQL no Model, e como faço
> para criar outras funções SQL no Model que possa ser acessada do Controller.
>
> Desculpe essas perguntas bobas, coisa de iniciante no Catalyst

Essas duvidas não tem muito a ver com o Catalyst, elas são dúvidas
relacionadas à DBIx::Class, que é o ORM default usado na maioria das
aplicações Catalyst. Eventualmente vale dar uma lida na documentação do
ResultSet DBIx::Class
https://metacpan.org/module/DBIx::Class::ResultSet#select e no
https://metacpan.org/module/SQL::Abstract e, tão logo tenha um pouco mais
de disponibilidade, é uma boa ideia ler o bom e velho manual
https://metacpan.org/module/DBIx::Class::Manual::DocMap

Vale lembrar que até o momento suas dúvidas parecem apontar um paradoxo:
como usar ORM para não usar ORM :-) mas eu posso, claro, estar redondamente
enganado!

Abraços,