[SP-pm] perlbrew

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Fri Jun 22 13:43:37 PDT 2012

Em Sex, 2012-06-22 às 12:29 -0300, Solli Honorio escreveu:

> [...]
> resolveu isto com o sistema de empacotamento deles, mas nem todas as
> alternativas do CPAN estão disponível para o ActiveState.
>
> Temos algumas iniciativas que não ganharam corpo para criar empacotamento
> para as distribuições do Debian e RedHat, que eu acho interessante. Mas se
> eu fosse fazer isto, eu gostaria de colocar uma 'inteligência' do
> empacotamento entender que eu posso estar num ambiente de brew ou
> local::bin. Isto seria muito legal. Um repositório de compilados onde o
> empacotamento entendesse ambiente em perlbrew ou local::bin. Qual a

O que é prático fazer é distribuir binários para uma versão específica
de um SO. Por exemplo, você faz a distribuição do seu software para
Debian Squeeze… Assim você distribui os binários correspondentes.

Se você vai fazer só um tarball usando localib ainda assim vai
distribuir para uma versão específica de SO ou para algumas versões
específicas.

Se você vai distribuir o perl no tarball (e eu vejo muitos softwares que
distribuem e instalam uma JVM excluisiva —só para não virem me xingar
aqui a toa), ainda assim terá que distribuir o perl para cada versão de
SO → Debian/Ubuntu — i386/amd64 — Squeeze/Weezy…

A questão é que você está falando de uma linguagem que distribui os
fontes por natureza, então costuma «não compensar» a distribuição de
pacotes binários… ou usar o binários distribuídos pelo SO sempre que
possível!