[SP-pm] Try::Tiny : uma opção de exception, mas nem tanto !!!

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu Jun 21 13:36:31 PDT 2012

    Stanislaw> Não é provocação :P Eu amo Vim, apesar de considerar ele
    Stanislaw> altamente arcaico. Por essa ótica, o próprio email é
    Stanislaw> arcaico. Mas arcaico != ultrapassado.  É que, para mim,
    Stanislaw> uso de [\d] para citação, no lugar de link, é um claro
    Stanislaw> exemplo de um cargo cult.  Eden acabou de demonstrar que
    Stanislaw> o Gmail não respeita muito os padrões de MIME/multipart
    Stanislaw> adotadas pelo cliente de email dele. Para ELE, faz todo o
    Stanislaw> sentido usar [\d] para citação. Mas para quem usa
    Stanislaw> Gmail/Mail.app/Outlook (cruz-credo), é cargo cult.

Bom, não sei o que pode ser, além de provocação, o padrão de envio de
email não é definido pelo meu cliente e sim pela IETF (no RFC 2821,
creio eu). Eu só acho mais conveniente, universal e rápido escrever um
email em text/plain (e o gmail, que seta esses cabeçalhos por padrão,
parece concordar comigo, rs), sem ter que ficar verificando detalhes de
sintaxe/semântica, e é mais rápido copiar e colar um link direto do
browser no texto. Também faz pouco sentido mandar emails cheio de
fru-fru/florzinha prum grupo de discussão técnica onde pode ter código
copiável/colável e nesse caso, o HTML atrapalha mais do que ajuda. Não
tenho nada contra clientes que saibam parsear ou compor emails com HTML,
inclusive, o cliente que eu uso tem essa capacidade. Enfim, a única
coisa que eu cobro de um cliente de email razoável é que ele respeite os
padrões tecnológicos vigentes, afinal de contas, a SPPM tá envolvida,
querendo ou não, com o uso rígido de padrões, com toda a questão dos
dados abertos e respeito aos padrões de consumo de dados por máquinas
(não por humanos, que querem fru-fru), que me parece ser uma filosofia
bem contrária ao que você tá insinuando.

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225