[SP-pm] perlbrew

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu Jun 21 11:26:47 PDT 2012

    Alexei> Como eu disse ao garu, numa outra ocasião, nenhuma solução
    Alexei> de empacotamento do Perl, atualmente (e que eu tenha ouvido
    Alexei> falar), consegue ser atraente para o mercado, por causa da
    Alexei> compilação dos modulos XS.

    Alexei> Quando se compara isso com outras linguagens mais
    Alexei> "mainstream", a situação fica muito similar, senão igual, a
    Alexei> comparar a instalação/manutenção de pacotes no gentoo e no
    Alexei> debian.

Olha, sem querer chato mas, existem sim soluções para distribuição de
pacotes pré-compilados e o processo de criação e distribuição desses
pacotes pode ser feito da mesma forma como outras linguagens fazem. Por
exemplo, o debian distribui módulos perl pré-compilados a séculos, a Red
Hat também, e tem muitas shops que criam pacotes .deb ou .yum de suas
aplicações e dependências como mecanismo de deploy. O problema é que a
comunidade não menciona muito essas soluções porque a maioria das
pessoas que já estão dentro da comunidade não precisa delas, ou preferem
compilar pra fugir da incompatibilidade binária. Eu particularmente
prefiro essa abordagem, (isso não quer dizer que é necessariamente a
"mais correta") e faço assim com todas as linguagens (inclusive as mais
mainstream). Isso não é um problema específico do perl, mas de toda
linguagem que fornece bindings pra bibliotecas escritas em outras
linguagens. A diferença pra maioria das outras linguagens é que
simplesmente não existe a cultura aqui de ter o trabalho de
disponibilizar pacotes pré-compilados em N plataformas.

Talvez o que esteja faltando é suporte dentro do cpan para a
distribuição desses pacotes. É uma questão de re-aproveitar compilações
executadas por usuários do cpan e submeter um bundle com o blib dentro
(é mais ou menos assim que funciona o sistema de testes hoje). Existem
sistemas que já funcionam assim, como o brew e o macports. Alguém topa
de criar e encarar o projeto? :)

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225