[SP-pm] Controller thin, model fat ! Como fazê-lo ?

Wallace Reis wallace at reis.me
Wed Jun 20 13:31:20 PDT 2012

On Jun 19, 2012, at 9:42 PM, Solli Honorio wrote:
> Wallace,
>
> Eu não consegui entender este Data::Manger. Não entendi como utilizar este cara verificar os inputs, ao invés de ficar fazer 'if'. O cara parece ser interessante, mas eu fiquei boiando.

Solli,

O Data::Verifier[1] é o coração desta história; é onde realmente acontece a validação dos dados. O Data::Manager foi escrito como a união entre o D::V[1] e o Message::Stack[2], através do Message::Stack::Parser::DataVerifier[3] ele processa um objeto do tipo D::V::Results[1] para facilitar a construção de mensagens de erro ou qualquer outro processamento necessário após validação dos dados. O D::V[1] lhe permite validar os inputs com o suporte do sistema de tipos do Moose - você pode até extender estes para criar tipos mais especificos para o seus dados, e ainda ele provê funcionalidades a mais de: filtros, coerção de valores, pos-checkagem, etc, como exemplo no caso em que você precise verificar campos de senha onde você fornece ao seu usuário dois campos e precisa confirmar que ambos tem os mesmos valores:

profile => {
    password => {
        required => 1,
        type => StrongPassword, # aqui você define este tipo a partir do fornecido pelo Moose: Str
        dependent => {
            password2 => {
                required => 1,
            }
        },
        post_check => sub {
            my $r = shift;
            return $r->get_value('password') eq $r->get_value('password2');
        }
    }
}

No email anterior, também citei a "role" CX::Controller::Verifier[4] que foi escrita para facilitar a validação de dados através da stack do Data::Manager dentro do Catalyst em que você declara o "profile" dos seus parâmetros de entrada ($c->request->parameters, em algumas aplicações eu sobrecarreguei o método "verify" desta "role" para validar os dados de $c->request->data em controllers do tipo Catalyst::Controller::REST[5]) dentro da configuração do Controller para cada action em que você receba dados.

> [...]
>          required => 1,
>          type => 'FileHandle',
>          post_check => sub { isa_image_file(shift->get_value('image_file')) }
>        },
>      },
>    },
>  },
> );
>
> sub my_action :Local {
>  my($self, $c) = @_;
>  my $results = $self->verify($c);
>  $c->model('MyBizClass')
>    ->handle($results->get_value('image_file'), $c->model('DB')->dbh, $c->user->email);

Dae então - a depender de como você configurou o seu controller - no momento em que ->verify($c) acontece e a validação falha, você pode pedir que seja feito um ->detach para uma determinada action que realizará a construção da sua resposta de erro ao usuário (detach_on_failure), deste modo, se o processamento chegar a ->model('MyBizClass')...sabe-se que os dados estão corretos e pode-se seguir com o processamento normal da requisição.

Se precisar de mais info, gritae!

Ab,

[1] https://metacpan.org/module/Data::Verifier
[2] https://metacpan.org/module/Message::Stack