[SP-pm] PDF + password

Gabriel Vieira gabriel.vieira at gmail.com
Fri Apr 27 12:51:24 PDT 2012

E aí André,

2012/4/27 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>

> Vamos lá!
>
> PROBLEMA ENVIADO PARA MIM PELO MEU CHEFE:
>
> 1 - Colocar senha no PDF
> 2 - Assinar o documento(eu nem tinha levantado esse problema ainda, mas
> blz...)
>

> Questões:
>
> Por que colocar senha no PDF se a mesma não oferece segurança?

Ele sabe disso? O intuito dele é proteger conteúdo de visualização, edição,
cópia e/ou impressão?

Se for visualização, acho que a solução mais trivial seria a compactação
com senha, como sugeriu o mantovani.
Apesar da melhor solução ser o uso de chaves.

> Quais as alternativas?
>
> Se o documento será assinado digitalmente(RSA ou whatever..), pra que por
> senha no PDF? Isso tem sentido?

Sim, uma coisa é garantir autenticidade de um documento através da
assinatura digital outra é a proteção desse conteúdo.

> Pronto! Acho que consegui ser mais claro agora. Certo ? :D

O seu chefe que precisa ser agora. :P

Abraços,

--
Gabriel Vieira