[SP-pm] off-topic: Encargos trabalhistas no Brasil

Frederico Recsky cartas at frederico.me
Wed Mar 21 11:32:09 PDT 2012

Olá,

2012/3/21 Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 at gmail.com>

> Até onde eu sei, na Europa trabalha-se em torno de 30 a 40 horas
> semanais, similar ao Brasil, mas com produtividade maior.
> Não vejo nenhuma correlação com funcionários públicos por aqui, que
> possuem produtividade pífia (e, hoje em dia, falo com conhecimento de
> causa).

Funcionario publico é devagar em todo lugar, posso falar da Holanda,
Alemanha e França.  E o custo também é maior.

As tecnicas de trabalho são parecidas exceto que por conta do balanço
economico muita coisa é mais facil pagar um peão para fazer aqui do que
comprar uma maquina.

Tentei abrir uma empresa lá e é no minimo 3 vezes mais caro ( embora seja
mais rapido para abrir uma ). Para ter um funcionario é quase a mesma coisa
só que sem FGTS. Mas isso acaba embutido no imposto colossal que o
trabalhador paga. As faixas são 17, 30, 42, 52, 62 e 80%. Isso da na mesma,
pois o salario que se tem que pagar é maior e vai embora no imposto.

[]'s

Frederico