[SP-pm] off-topic: Encargos trabalhistas no Brasil

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Wed Mar 21 10:45:54 PDT 2012

É sempre curiosa essa ideia de que os brasileiros não trabalhem ou sejam
preguiçosos ou o argumento que o valha…

Em Qua, 2012-03-21 às 13:53 -0300, Nilson Santos Figueiredo Jr.
escreveu:
> Sem contar que comparar, por exemplo, um trabalhador da construção
> civil brasileiro com um de outros países é como comparar bananas e
> laranjas. O trabalhador "braçal" lá de fora é 2-3x mais produtivo que
> o daqui, porque são utilizadas técnicas de construção bem mais
> eficientes lá fora e as pessoas são efetivamente treinadas nelas.

A única coisa que seu argumento prova é que homem×hora no Brasil é mais
barato que nos países ricos. Se o custo do homem×hora fosse equivalente
as «técnicas» utilizadas teriam a mesma eficiência.

> Aqui no Brasil existe a praga de se levar em conta horas de trabalho e
> cargo e desconsidera a produtividade. Todos os trabalhos "braçais" no
> exterior são realizados de maneira bem mais eficiente que aqui, por
> isso, um trabalhador individualmente ganha mais. Não faz sentido
> querer ganhar o mesmo tanto produzindo bem menos.

Todas as pessoas que me relatam as diferenças de ritmo de trabalho no
Brasil e na Europa dizem que é como se na Europa todos os trabalhadores
fossem funcionários públicos…

Assim como empreendedorismo do brasileiro, dentro ou fora de uma
empresa, costuma ser citado como um diferencial local.

--
Leonardo Ruoso <leonardo em ruoso.com>
(11) 2368-2228 - (11) 3522-9612