[SP-pm] Geo Localização - aproximando o usuário do seu sistema por Lucas Mateus

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon Mar 19 05:51:54 PDT 2012

Em Seg, 2012-03-19 às 00:06 -0300, Thiago Rondon escreveu:
> Pessoal,
>
> O Lucas Mateus neste artigo esta compartilhando um cenário onde ele
> precisa realizar
> o calculo entre dois pontos baseado no DDD, em alguns cenários esta
> solução pode
> ser aplicada muito bem !
>
> http://sao-paulo.pm.org/equinocio/2012/mar/19

Xi³

Vou atacar de muito chato agora!

Exemplos fáceis para complementar os de SP que constam no artigo:

- O DDD de Curitiba é 41, o de São Paulo é 11 e o de Belo Horizonte é
31. Curitiba não é mais perto de Belo Horizonte do que de SP!
- O DDD de Fortaleza é 85, o do interior é 88, mas o de Teresina e do
Piauí quase todo é 86 e há cidades fora do Ceará com DDD 87 e 89!

Para usar esse recurso seria necessário criar uma tabela auxiliar com a
delimitação geográfica de cada código DDD. Você teria também de mapear
os MCDU para as regiões menos populosas, mas eu tenho a impressão que o
esforço seria em vão, pois se em SP todos os MCDU do DDD 11 correspondem
à capital e em cidades do interior seja frequente que uma cidade inteira
disponha de um único MCDU —o roteamento tandem é (era?) feito pelo MCDU—
hoje isso mudou é válido apenas por acidente.

Quem sempre morou em cidade grande (capitais populosas) pode lembretar
que antigamente as pessoas «adivinhavam» o bairro ou a região pelo MCDU,
mas com as centrais digitais o número do telefone (DDD e MCDU) do
assinante não correspondem mais necessariamente à central em que o
assinante está conectado.

Era como se antigamente o número do telefone fosse o IP do assinante e
esse número tenha sido transformado num registro de DNS para um endereço
interno da rede de pacotes.

Some-se a isso o fato de que em Fortaleza eu tinha um número com DDD 11
e em SP eu tenho um número de Santos :-)

Há também grande possibilidade de que uma cidade com um determinado DDD
esteja muito mais próxima de uma cidade grande com um outro DDD do que
da cidade «grande» que tem o mesmo DDD que ela. Isso vai acontecer o
tempo todo nas cidades próximas a fronteiras estatuais.

> Abs!
> -Thiago Rondon

Leonardo Ruoso <leonardo em ruoso.com>
(11) 2368-2228 - (11) 3522-9612