[SP-pm] Arquitetura de um projeto que utilizará sistema de fila com

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Tue Mar 13 15:18:22 PDT 2012

Pessoal,

Estou iniciando um projeto de monitoramento de mídias sociais e fazer algum
processamento com estas informações, e acredito que utilizar esquemas de
fila serviria muito bem para este ambiente.

Basicamente o esquema que estou imaginando para o ambiente é :

[ Interface com o usuário ] <===> [Banco de Dados] <====> [Sistema de Fila]

                   ||             ||

                   +-- [ Processa o resultado da pesquisa]

As ações que eu imagino nisto são :

* interface com o usuário não é meu problema, tem um webdeveloper
trabalhando nisto;
* não quero de maneira alguma fazer os 'agentes' interagir diretamente com
o banco de dados, por isto penso em criar um cliente que leia o banco de
dados e coloque os dados formatados para o agente na fila do agente. O
caminho contrário também, ler o resultado do agente e gravar no banco de
dados;

Estou avaliando a possibilidade de utilizar o Gearman (na verdade não tenho
certeza se esta é a melhor alternativa mesmo), na verdade o
 AnyEvent::Gearman. Mas algumas coisas me chamaram no Gearman do qual eu
acho meio estranho para o ambiente sistema de fila que eu tenho na minha
cabeça.

1. o worker (aparentemente o cara que executará o serviço) não fica em loop
lendo uma fila, parece que ele está sendo acionado pelo cliente;
2. o parece que o cliente fica 'preso' aguardando o final da execução do
worker.

Ainda não tenho código (que o meu cliente não leia isto, pois estou muito
atrasado), mas eu gostaria de obter recomendações de vocês sobre a
arquitetura que estou imaginando.

Obrigado,

Solli Honorio