[SP-pm] Usage of Perl for websites

Ricardo Filipo ricardo_filipo at yahoo.com.br
Fri Jan 20 10:19:58 PST 2012

Bem, usando o próprio w3techs, vemos que mais de 60% dos servidores rodam alguma versão de Unix (incluindo linux).
http://w3techs.com/technologies/overview/operating_system/all

Falando estritamente, Perl é básico num sistema Unix. Então ao menos 60% dos sites usam Perl de alguma forma.

Mas realmente como framework de desenvolvimento Web o "Perl Moderno" possui ferramentas fantásticas como Catalyst, Dancer, Mojo, Plack, etc mas que são ainda novas e bastante desconhecidas do programador médio e o velho CGI ou os já antigos MovabeType e WebGui pouco usados em novos websites. Na verdade web com Perl é quase sinônimo de CGI, como diz o texto, pois toda a web original foi desenvolvida nos idos anos 90 principalmente com Perl tendo como base o ambiente CGI e muito deste antigo material ainda está por aí, sempre legado por sua excelente funcionalidade.

Vale dizer que cabe a nós monges mudar este quadro usando sempre frameworks do Perl Moderno em nossos websites.